quinta-feira, 7 de outubro de 2010

Torneio Ser Solidário - Comentário final

"Chegou ao fim a 2ª edição do Torneio "Ser Solidário". A última jornada decorreu num ambiente de festa, sendo que o local onde se realizou será provavelmente um dos melhores palcos para a prática do futsal. A grandiosidade do Multiusos Gondomar "Coração de Ouro" (recorde-se que foi aqui que se realizou o Europeu de Futsal) impressiona qualquer um, principalmente os atletas que tiveram o privilégio de ali poderem jogar.

Este último dia teve como atracção principal o jogo oficial entre o Gondomar Futsal e o SC Braga, a contar para a primeira eliminatória da Taça de Portugal. O encontro terminou com a vitória da equipa bracarense por 5 - 2, resultado que não reflecte o que na realidade se passou no recinto de jogo, pois o Gondomar dominou a maior parte da partida e dispôs de muitas oportunidades, mas, ou porque a bola batia na trave e no poste, ou porque os seus jogadores não estavam com a pontaria afinada, o certo é que a bola não entrou. Em sentido contrário, a equipa do Braga, fruto de ser mais experiente e também de alguma felicidade, conseguiu, essencialmente através de contra-ataques, levar de vencida uma equipa que deixou boas indicações para o campeonato que se avizinha.

Após o jogo da Taça, foi a vez do Gondomar apresentar os escalões mais novos, Infantis e Iniciados. Para tal foi convidada a Fundação Jorge Antunes uma das equipas com maior sucesso no panorama do futsal nacional. No primeiro jogo estava em disputa a Taça Carlos Oliveira, nome de um director que enquanto esteve entre nós sempre se dedicou ao clube como se da sua família se tratasse. Neste jogo, que por sinal foi muito disputado, a vitória sorriu ao Gondomar Futsal, arrecadando assim o troféu em disputa.

No jogo seguinte estava mais um troféu em disputa, neste caso a Taça Sócios Fundadores. Esta é uma forma de homenagear todos aqueles que um dia se lembraram de construir este clube. Os Iniciados do Gondomar Futsal começaram melhor e chegaram à vantagem no marcador, tendo inclusive desperdiçado algumas oportunidades para aumentar a diferença, mas a Fundação não estava disposta a fazer favores, equilibrou o jogo e chegou ao empate. Perto do fim, o Gondomar conseguiu nova vantagem e, quando se pensava que estava encontrado o vencedor, a equipa de Vizela, a poucos segundos do fim, conseguiu nova igualdade, pelo que o vencedor teve de ser encontrado nos pontapés de grande penalidade e aqui a sorte pendeu para o lado da Fundação, que conquistou o troféu. Uma palavra de agradecimento aos atletas, treinadores, directores e adeptos da Fundação Jorge Antunes pela disponibilidade e pelo apoio.

Após as apresentações, teve início a final do escalão júnior, jogo entre o Futsal Ponte de Rio Tinto e o GD Farlab. Este teve duas partes completamente distintas: na 1ª parte o Futsal Ponte de Rio Tinto foi superior ao seu adversário, tendo inclusivamente chegado à vantagem no marcador e disposto de várias oportunidades para a dilatar. Na 2ª parte a Farlab regressou dos balneários com outra disposição e vontade de dar a volta ao marcador. Tal veio a suceder num curto espaço de tempo, fruto de alguma desorientação do adversário, que foi aproveitada pela Farlab para virar o resultado. A vitória do GD Farlab aceita-se, embora os números possam ser exagerados pois o Futsal Ponte de Rio Tinto não merecia ser tão penalizado.

A 2ª final, no escalão de Juvenis, opunha o Gondomar Futsal aos Briosos Valboenses, um jogo onde a equipa da casa foi superior e dominou a maior parte do jogo. Talvez o adversário se tenha ressentido de poucas horas antes ter realizado um jogo para o campeonato, mas ao Gondomar competia-lhe defender o título e ser assim bicampeão do torneio, neste escalão.

No fim das finais referentes aos escalões de formação, o Gondomar Futsal apresentou as equipas que vão competir nos diversos campeonatos: Infantis, Iniciados, Juvenis, Juniores, Seniores e Veteranos. Posteriormente, jogou-se para o 3º e 4º lugar de Veteranos, entre o Vilar Futsal e a ADR Araújo. Neste jogo de consolação ambas as equipas queriam terminar no pódio, pelo que o jogo foi emotivo e com resultado imprevisível até ao apito final. Como as equipas terminaram empatadas foi necessário recorrer ao desempate através de grandes penalidades. O Vilar Futsal foi mais eficaz, venceu por 4 - 2 e alcançou assim o 3º lugar.

Para finalizar um dia dedicado ao futsal, faltava jogar a final de Veteranos. As equipas, Eiquipetrol FC e Futsal Ponte de Rio Tinto, reeditavam a final do ano anterior, o que permitia adivinhar um jogo emotivo, facto que se veio a confirmar, pois assistiu-se a uma partida entre duas equipas que praticavam um excelente futsal, cheias de vontade de ganhar (quem diz que os Veteranos são para passar tempo devia ter visto este jogo). As ocasiões aconteciam numa e noutra baliza, mas a Eiquipetrol era mais eficaz e contava com um guarda-redes que se mostrava praticamente intransponível. Apesar de a Eiquipetrol ser uma justa vencedora e também bicampeã do torneio no escalão de Veteranos, o resultado mais adequado seria a diferença mínima.

A 2ª edição do Torneio "Ser Solidário" contou com 20 equipas, cerca de 400 participantes (atletas, treinadores, delegados, entre outros) e realizaram-se 42 jogos. Isto é uma grande dor de cabeça para qualquer organização, principalmente quando é constituída por pessoas que fazem este trabalho apenas por carolice e que nem sempre é compreendido pelos outros. Normalmente os que criticam são os primeiros a nada fazer. No Gondomar Futsal sentimos uma enorme satisfação pelo êxito alcançado, mas queremos fazer sempre mais e melhor, de tal forma que a 3ª edição já está em andamento. Serão feitas algumas alterações ao formato, que contará com mais equipas e mais escalões, mas para que tal seja possível iremos necessitar do apoio das entidades oficiais para que o "Ser Solidário" se afirme, provavelmente, como o maior torneio de futsal.

Não podia terminar sem agradecer às equipas que estiveram presentes nesta edição, nos vários escalões, ao público que se deslocou aos pavilhões e apoiou a causa pela qual este torneio sempre apoiou, aos grupos de dança, DancingStars, Underfire e Orfeão de Gondomar, que tão brilhantemente animaram o último dia, aos árbitros que gratuitamente apitaram todos os jogos, aos nossos patrocinadores, às pessoas responsáveis pelos pavilhões onde se realizaram os diversos jogos, às entidades oficiais pelo apoio prestado e em especial à Câmara Municipal de Gondomar porque desde a primeira hora se disponibilizou para apoiar o evento.

O lema do Gondomar Futsal é "SOMOS O QUE SOMOS POR AQUILO EM QUE ACREDITAMOS" e acreditamos que podemos fazer mais e melhor, mas para isso é preciso a união de todos."

Mensagem escrita pelo Exmo. Presidente Telmo Viana

Sem comentários:

Enviar um comentário